O Padre Responde

“Por que não se pode comer carne na Quarta-Feira de Cinzas

e na Sexta-Feira da Paixão?”

A Igreja recomenda que, na Quarta-Feira de Cinzas  e  também  na Sexta-Feira Santa, os fiéis jejuem e se abstenham de carne.

O sentido desta prescrição antiguíssima é levar os fiéis a se unir ao sacrifício de Cristo. Fazemos um sacrifício para nos sentirmos mais unidos a Jesus, que na cruz realizou o sacrifício de sua vida por amor à humanidade e solidariedade aos pecadores.

Por que a carne? Porque é um alimento do qual, normalmente, todos gostam. Não seria sacrifício abster-se de uma coisa da qual não gosta.

O jejum e a abstinência da carne, além de nos conduzir á união com Jesus em sua experiência de sofrimento, tem ainda dois outros valores intrinsecamente relacionados:

Revelam a superioridade da pessoa humana sobre as coisas; só podemos renunciar aos alimentos porque somos livres e senhores de nossos impulsos; não somos escravos das coisas.

Deixando de comer uma coisa de que gostamos, e ainda sentindo um pouco de fome, lembramo-nos de quem fica sem comer por não ter o necessário para sua subsistência, e nos sentimos impelidos a ajudá-los, repartindo com eles o que Deus nos deu.

A Igreja recomenda, ainda, que em toda sexta-feira do ano o Católico praticante faça uma penitência, que pode ser substituída por uma obra de caridade (por exemplo, visitar um doente ou ajudar uma pessoa pobre) ou de piedade (por exemplo, ir à Missa, rezar o terço em família, via-sacra, círculo bíblico etc).

É necessário que os cristãos se convertam, vivam intensamente a Quaresma a fim de converter esta sociedade que a passos largos, foge do Ressuscitado e cada dia mais se distancia do Reino de Deus.

O padre também responde:

É verdade que Lúcifer era um anjo de Deus que foi expulso do céu?

O que a Bíblia fala da virgindade de Maria?

Se Jesus nasceu em Belém, por que se diz Jesus de Nazaré?

As procissões tem fundamentação Bíblica?

O que é uma antífona?

Por que na noite de quinta-feira santa, no final da missa, todos os santos ficam cobertos com um pano?

Por que o padre não pode se casar, se Jesus Cristo escolheu para ser chefe da igreja, Pedro, que era casado?

O que é Querigma?

Cristo mudou realmente a água em vinho?

O que é matraca e quando se usa?

Qual o sentido dessa frase de Jesus em Lucas 9,60: "Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos; mas você, vá anunciar o reino o reino de Deus"?

É certo ou errado rezar pelos mortos? Onde as almas aguardam o juizo final?

O que é decálogo?

O que é Purgatório?

Qual a fundamentação Bíblica para a crença no Purgatório?

O que é um Círculo Bíblico?

O que fazer para o Círculo Bíblico funcionar bem?

O que acontece num Círculo Bíblico?

Qual o significado dos Ritos que fazem parte da Crisma?

O batizado pode ser anulado?

Posso batizar duas vezes?

Tem como mudar os padrinhos de batismo do meu filho?

Posso batizar novamente? Posso mudar de padrinhos?